Tontura aguda quase nunca é labirintite!
- Dra. Priscila Ferreira

- Nov 14, 2022
- 1 min read

Labirintite é rara e grave; cerca de 70% dos casos de vertigem são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB.
Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite. Em pronto-socorros e até consultórios médicos, acaba-se confirmando (erroneamente) esse diagnóstico. Mas, na maioria dos casos, o nome é outro: vertigem posicional paroxística benigna.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço da população em todo o mundo sofre de algum tipo de tontura. As causas são as mais diversas.
Labirintite é uma infecção grave do labirinto por bactéria ou vírus, muitas vezes ligadas a complicações de meningite grave.
O equilíbrio de uma pessoa depende do sistema vestibular, conjunto de órgãos do ouvido interno. Quando há uma disfunção, ocorre a vertigem. Um dos sistemas nas orelhas responsável pela sensação de movimento — para cima, para baixo, para os lados — é composto por microcristais de cálcio. Pode acontecer de eles se soltarem e caírem em em outro sistema, que dá informações sobre movimentos angulares e funciona como um gel que encosta nas células para existir a percepção de angulação.
Quando isso ocorre, um simples movimento com a cabeça pode fazer a pessoa sentir que está dando uma cambalhota.
O diagnóstico é feito com base nos sintomas descritos pela pessoa e o tratamento depende do contexto clinico. é necessario normalmente uma reabilitação vestibular.
Procure um especialista.
FFerreira.

Comments