


A especialidade auxilia no tratamento de Disfunções da ATM/DTM, Cirurgias Ortognática, Cirurgias da ATM, Traumas de Face, Paralisia Facial
Bruxismo, Zumbido Somatossensorial, Tratamento de Câncer de Cabeça e Pescoço, Cirurgias Estéticas da Face, Cefaleias e enxaquecas, Cervicalgia,Dores Crônicas e Dor orofacial. E disturbios do sono.
PATOLOGIAS OU DISFUNÇÕES
BRUXISMO
O bruxismo, sendo um hábito de travar e/ou ranger os dentes de maneira agressiva, repetitiva e contínua, acarreta várias alterações sobre os elementos do Sistema Estomatognático, lançando-o em desequilíbrio de cabeça e pescoço. Podendo gerar cefaleia tensionais e outros.
CEFALEIA
Vários fatores podem ocasionar uma dor de cabeça por tensão, incluindo estresse, sono inadequado e má postura.
O sintoma principal é dor em ambos os lados da cabeça que pode ser associada a dores musculares.
ZUMBIDO SOMATOSSENSORIAL
O zumbido somatossensorial é um subtipo de zumbido em que o sistema somatossensorial tem influência no zumbido do paciente. Isso ocorre pois há pontos de convergência neuronal entre as vias auditivas e somatossensoriais e, dessa maneira, os estímulos de uma via podem influenciar na outra. Sendo assim, o zumbido somatossensorial pode possuir uma forte associação ao bruxismo, DTM e outros.
DOR OROFACIAL
A dor e referente a um grupo de afecções dolorosas, agudas ou crônicas, que acometem os tecidos moles e duros da face e da cavidade bucal. Sua presença implica em repercussões particulares, uma vez que a face e a boca desempenham importante papel biológico, emocional e psicológico, causando impacto negativo na qualidade de vida. A dor facial atribuída a transtorno do crânio, pescoço, olhos, orelhas, nariz, seios paranasais, dentes, boca ou outra estrutura facial ou cervical
DTM
A disfunção temporomandibular (DTM) é a causa mais prevalente de dor orofacial não odontogênica. É uma expressão que define um conjunto de distúrbios agudos ou crônicos que acometem os músculos mastigatórios, as articulações temporomandibulares ou uma combinação destas estruturas. Seus sintomas mais comuns podem incluir limitação do movimento mandibular, dor muscular mastigatória, dor na ATM, limitação ou desvio da abertura bucal e ruídos e crepitações articulares.
PARALISIA FACIAL
A paralisia facial periférica é um distúrbio de instalação repentina, sem causa aparente, marcado pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ela se instala em virtude de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial (sétimo par dos nervos cranianos), que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha. Essa alteração o impede de transmitir os impulsos nervosos para os músculos responsáveis pela mímica facial, provocando incapacidade funcional e assimetria da expressão fisionômica, que resultam em danos estéticos muito desagradáveis. Também conhecida por paralisia de Bell.
TRAUMA DE FACE
Os traumas de face são sempre desafiadores para o Cirurgião Bucomaxilofacial. Podem estar envolvidos isoladamente os terços superior, médio e inferior, ou uma combinação dentre eles. É comum encontrar-mos grandes destruições em traumas de maior energia, provocados especialmente por acidentes de trânsito.
O maior número de fraturas encontramos nos ossos nasais, seguido pela mandíbula em virtude da sua projeção na face.
O objetivo do tratamento dos pacientes traumatizados de face é restabelecer função e estética.
CERVICOBRAQUIALGIA
Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns. Entretanto, há outras condições ortopédicas e clínicas capazes de produzir sintomas semelhantes.
VERTIGEM CERVICOGÊNICA
vertigem cervicogênica (VC) significa que os sintomas da tontura são provenientes da coluna cervical. Pacientes podem sentir tontura, sensação de “cabeça vazia” e apresentar náuseas quando se movimentando ou mesmo em repouso. Os sintomas podem durar por minutos ou horas. Alguns pacientes se sentem desequilibrados, entretanto não é incomum os pacientes com VC terem dificuldades em descreverem seus sintomas. A VC é normalmente acompanhada de dores no pescoço, amplitude de movimento da coluna cervical reduzida, rigidez muscular e algumas vezes os pacientes relatam que tiveram um movimento de “chicote” do pescoço. Muitos dos pacientes com VC limitam suas atividades e afazeres diários porque tem medo de se movimentar.
CERVICALGIA
As cervicalgias são caracterizadas por dores localizadas na região do pescoço e ombros, e geralmente estão associadas à presença de tensão muscular, pontos de dor (pontos gatilhos) e redução da mobilidade nos movimentos da coluna cervical.
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
Cirurgia ortognática é o nome genérico de um procedimento cirúrgico que visa reestabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial.
CÂNCER CABEÇA E PESCOÇO
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.